Importância dos testes diagnósticos

O que são exames moleculares?

Em momento de pandemia muitas palavras, que outrora eram atípicas, se tornaram frequentes em nosso dia a dia. Um bom exemplo, a própria palavra pandemia.

Momento qual introduziu em nossa rotina uma aula rápida de saúde, que nos relembrou a importância do diagnóstico, do profissional da saúde, da pesquisa, de gestores competentes e principalmente das vidas.

Ouvimos inúmeras vezes nomes técnicos, entre eles, o exame RT-PCR. O exame RT-PCR (Reverse Transcriptase Polymerase Chain Reaction) é o método molecular utilizado para identificar o RNA viral e confirmar a COVID-19.

Como laboratório de Biologia Molecular desde o ano de 2003 em Blumenau, sendo a vanguarda da medicina laboratorial através de diagnósticos por métodos moleculares, observamos o interesse da população em conhecer mais sobre esses exames.

Quais exames são esses?

São exames nos quais é analisado o material genético (DNA ou RNA) do próprio indivíduo, ou do agente infeccioso que deseja-se identificar.

Como exemplo, temos os mapeamentos genéticos, o teste do pezinho ampliado, a sexagem fetal para descobrir o sexo biológico do bebê e exames realizados nos bancos de sangue para garantir a segurança das transfusões sanguíneas.

Os exames moleculares são grandes aliados nos diagnósticos de doenças infecciosas, como o HIV (Human Immunodeficiency Virus) e HPV (Human Papiloma Virus). Também estão presentes no diagnóstico de doenças genéticas/hereditárias, como câncer ou síndromes e na identificação humana auxiliando cenas de crime.

Importância dos testes moleculares

O papel dos exames moleculares representa o futuro. Futuro em que podemos prevenir doenças com base nos bancos de dados populacionais e epidemiológicos. Futuro no qual podemos desvendar ainda mais as doenças genéticas. Futuro que podemos sequenciar novos microorganismos.

Se você possui alguma dúvida sobre a realização desses exames, Clique Aqui e envie um e-mail para nossa assessoria científica.

Compartilhe essa informação